quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Adeus

Vou perder uma grande chance de me abster
Ou calarei a boca daqueles conservadores que eu tanto odeio
Eu não faço questão de morrer, sabe?
Apenas não quero viver numa sociedade como esta
Tomada por hipócritas,
Alucinados,
Errados.

Não quero mais argumentar sobre tudo o que eu penso
Nem ter este direito tão falso de liberdade como temos
Parece que o lucro gerado nas grandes empresas
Acaba por afetar seriamente o pensamento das pessoas.

É, como eu posso explicar?
Existe no mundo alguns grandes pensadores que,
Se realmente pensassem, jamais diriam o que disseram.
Estranho mesmo é o povo aplaudir, seguir, compartilhar
Sem ao menos perceber o quão influenciável é.

Ó - como quem quer dizer "babacas" - eu moro num país
Que todos dizem ser muito democrático
- e muito patético, por sinal -
Mas o verde da nossa bandeira é proporcional a impunidade
O azul é a parte das pessoas que morrem de fome ou sede
As estrelas são as pessoas famosas, que não ajudam em nada,
E aquela faixa branca - onde está escrito "ordem e progresso" -
É proporcional aos ricos do nosso país.

Eu não quero mais viver numa sociedade onde meus pensamentos
Têm que ser julgados por alguém que não sabe da minha história
Mas as pessoas não aprendem que democracia não é
Ganhar 30 dinheiros para votar num corrupto.
As pessoas, como diz o muro pichado, não sabem "exerecer cidadânia"
E qual o problema nisso? Eu não sei.

Aprendi a entender os meus devaneios, "de momentos que eu ainda não vivi"
Espero que tu também tenhas aprendido esta valiosa lição.
És influenciado por todos os meios de comunicação.
Não há mais desculpa. Ou a gente luta, ou adeus...

Adeus, democracia. (Já foste um dia?)

Aliás, que democracia?
Aquela que aceita votos de analfabetos?
Aquela que não pune os ladrões?
Aquela que deixa o poder na mão de vagabundos?

Se for aquela, tudo bem.
Eu não tenho mais o que falar.

Cansei de viver numa sociedade em que eu preciso, em tudo, argumentar.
Cansei de viver nesta realidade, tão medíocre, que não me deixa sonhar.

"Aprendi a esperar, mas não tenho mais certeza,
Agora que estou bem, tão pouca coisa me interessa."

E isto, que vou lhe dizer, eu nunca ouvi de algum poeta,
Mas sei que muitos políticos pensam assim:
"Menos vale a consciência limpa do que dinheiro na cueca."

Esta é a nossa linda democracia.
Que tanta gente aprecia
E que eu tanto tenho nojo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário