segunda-feira, 28 de março de 2011

A Solução É Alugar o Brasil

            O tema é repetitivo, insistentemente debatido, e, convenhamos, tudo que é imposto regularmente torna-se chato. Mas é preciso que sejam tomadas providências quando o assunto é a educação. Remuneração dos professores, condições mínimas para as aulas, escolas bem estruturadas, tudo isso teria de ser essencial para um trabalho tão importante para a sociedade quanto educar.

            Todos nós sabemos que a educação é falha no Brasil. Principalmente as escolas públicas, onde seguidamente ocorrem greves pela falta de valorização dos profissionais da área. A competência do médico que vai te atender nos hospitais, o conhecimento dos engenheiros civis, partem, claro, do estudo e da vontade de cada um deles, mas também tem a ver com a educação que eles receberam na adolescência. Então, se este trabalho é tão importante, porque ele é pouco valorizado? Simples. Existe uma palavra-chave, politicamente falando, chamada interesse. Bom, eu não preciso aqui citar as centenas de atrocidades que ocorrem no congresso e nas câmaras municipais de todas as cidades deste país, eles (os políticos) precisam de algum mecanismo capaz de suplantar as pessoas, que assim como eu, souberam de várias fraudes em todos os governos que passaram.

            Às vezes nós mentimos para nossos amigos, namoradas, enfim, e precisamos repetir o ato para que não haja desconfiança das pessoas que amamos perante a nós. Este efeito cascata ocorre também na política. Para cada roubo, cada nova CPI formada, existe dezenas de mentiras que são colocadas na mente de cada pessoa. E aqui chegamos ao porquê de a educação não ser tão valorizada quanto deve. Quem é mais fácil de manipular: Alguém que teve um bom estudo, que se mantém atualizado sobre o que acontece no mundo, ou alguém que não desenvolveu sua inteligência e que, provavelmente, nem saiba em quem votou na eleição passada? Este é o problema. As pessoas que não tiveram uma boa formação, não possuem um aprendizado suficiente para ganhar um salário digno, acreditam, e com certa razão, tendo em vista seus problemas, em cada promessa feita pelos mesmos políticos que, indiretamente, travaram os seus futuros promissores.

            As pessoas se acostumam com isso. Veem com naturalidade estes problemas que, na verdade, apenas travam um país com tanto potencial. E essa comodidade faz com que, cada vez mais, o poder fique nas mãos de poucos, os recursos sumam, as estradas fiquem ruins, a saúde piore, a educação, bom, a educação eu nem vou falar.

            E o que fazer? O grande Raul Seixas deu a resposta lá em 1980: “A solução é alugar o Brasil”.

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário